As áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Para facilitar o estudo do Gerenciamento de Projetos o PMI organizou o Guia PMBOK  em nove áreas de conhecimento, são elas:

  1. Gerenciamento do Escopo;
  2. Gerenciamento do Tempo;
  3. Gerenciamento do Custo;
  4. Gerenciamento da Qualidade;
  5. Gerenciamento dos Recursos Humanos;
  6. Gerenciamento das Aquisições;
  7. Gerenciamento da Integração;
  8. Gerenciamento dos Riscos;
  9. Gerenciamento das Comunicações.


Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Dentro de cada área de conhecimento foram agrupados os processos considerados os mais importantes pela maioria dos Gerentes de Projetos do mundo todo, que contribuem para a elaboração do Guia PMBOK. Estas áreas não são obrigatórias na execução dos projetos, nem são as únicas. Caberá ao Gerente de Projeto criar a metodologia necessária, com as áreas e os processos que possibilitem Gerenciar o projeto sem gerar excesso de documentaçao e ou processos.

Por exemplo: Após dois anos sem fazer nenhuma modernização na sua frota de veículos, a locadora Locamais Ltda observou que os custos de manutenção estava alto e que era hora de comprar carros novos e vender os antigos. Como a empresa não costuma fazer isso sempre, resolveu contratar uma consultoria especializada em Gerenciamento de Projetos.

Digamos que durante a entrevista com a Locamais o Gerente de projetos encontrou um dos seguintes cenários:

  1. A frota de veículos está localizada em apenas um local e possui 10 carros;
  2. A frota de veículos está distribuida por todo País, nas capitais e principais centros urbanos e sabe-se apenas que a estimativa da quantidade de veículos está em torno de 5.000 unidades.

Fica claro que no caso 1, umas poucas horas do consultor serão suficientes para desenhar o projeto e definir a metodologia necessária, utilizando-se apenas de algumas áreas de conhecimento e processos chaves para execução do projeto.

Já no caso 2, talvez esse projeto precise de um ano inteiro de planejamento para que a empresa tenha o mínimo impacto em sua operação e em seus custos durante a execução do projeto.

Espero ter ajudado a esclarecer mais sobre Gerenciamento de Projetos.

Caso tenham dúvidas é só perguntar.

Aguardo também comentários e sugestões.

Obrigado.

Abraços,

Paulo Mattos, MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV

Explore posts in the same categories: Gerenciamento de Projetos

3 Comentários em “As áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos”

  1. taaa Says:

    vlw!!! foi o texto mais explicativo que eu encontrei até agora sobre as áreas de conhecimento.

  2. Vanessa Says:

    Olá, Paulo.
    Sou formada em Admisnistrção de empresas e me interessei em fazer pós em Gerenciamnto de Projetos na Funcefet (UCP). Você acredita que uma boa opção de curso para quem não está neste mercado?

    Um forte abraço,

    Vanessa Barreiro

    • paulocmattos Says:

      Olá Vanessa,

      sim, é uma excelente opção.

      Quanto a estar no mercado, lembro que o curso em Gerenciamento de Projetos são práticas que podem ser utilizadas em qualquer área profissional ou pessoal.
      Se você pretende construir um prédio, as áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos vão te ajudar bastante, mas se for fazer uma cirurgia cerebral, as mesmas áreas de conhecimento se aplicam, pois você vai precisar de uma equipe, materiais, equipamentos, haverá prazos e riscos envolvidos.
      Não importa a área em que irá atuar, as práticas do Gerenciamento de Projetos poderão lhe ajudar e muito.
      Inclusive, essa é uma excelente oportunidade, criar a metodologia de gerenciamento de projetos específica de uma determinada área. Imagine quantas empresas precisam dessa metodologia, mas não sabem disso, pois nunca ouviram falar e ou pensam que essa metodologia só se aplica a Engenharia e ou Informática?

      Espero ter ajudado.

      Boa sorte e Suce$$O!!!

      Um grande abraço!

      Paulo Mattos, MBA
      http://www.culmen.com.br


Deixe um comentário