O que é comunicação?

A palavra comunicação deriva do latim “communicare”, de acordo com o dicionário Aurélio de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Curitiba, 2005:

1. Ato ou efeito de comunicar(-se).

2. Processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos e/ou sistemas convencionados.

3. A mensagem recebida por esses meios.

4. A capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.

De acordo com Gasnier (2008), são nove os elementos básicos da comunicação: emissor, receptor, propósito, canal, mensagem, protocolo, percepção, barreiras e feedback. O comunicador é a pessoa pela qual dará origem a mensagem. Em um primeiro momento podemos imaginar o comunicador como aquele que envia a mensagem, mas não é só isso. A comunicação não se dá apenas em uma via. Após a informação ter sido enviada é necessário que o comunicador perceba se foi compreendida pelo receptor.

Gerenciamento da Comunicação em Projetos Paulo Mattos

Gerenciamento da Comunicação em Projetos Paulo Mattos

Existem também outros fatores que influenciam na comunicação, como as barreiras ou ruídos, que podem ocorrer, por exemplo, quando há centralização de informações onde os envolvidos não estão tomando conhecimento dos acontecimentos.

Podemos dizer que a lingua utilizada, com seus costumes e termos técnicos é o protocolo utilizado na comunicação. Se houver diferença no protocolo utilizado em uma das partes a comunicação pode não se realizar ou ficar seriamente prejudicada.

Outro aspecto importante é o propósito. Para que a comunicação seja produtiva precisar ter um propósito, algo que precisamos que seja resolvido ou simplesmente informado de acordo com o planejado.

Assim que a mensagem é enviada precisamos garantir que foi recebida corretamente, é a percepção. O que informamos foi entendido corretamente? Será que algum termo técnico não ficou claro e precisa ser esclarecido? É importante prestarmos atenção a esses pontos, pois talvez tenhamos que fazer uma pequena pausa para explicar alguns termos técnicos para não deixar dúvidas sobre o que queremos comunicar.

Podemos observar também o canal utilizado para transmitir essa comunicação. Nem sempre podemos estar frente a frente com nosso interlocutor. Talvez tenhamos de usar de meios de comunicação, canais como o telefone, email, intranet entre outros para transmitir nossa informação.
Não podemos nos esquecer do feedback, pois é importante que a informação seja analisada e criticada para que possamos fazer os devidos registros e correções, se necessário.

A comunicação em gestão de projetos

A comunicação ocupa nada menos que 90% do tempo do Gerente de Projetos e afeta todos os envolvidos (stakeholders).  Daí já percebemos a importância da comunicação nos projetos. Com este percentual altíssimo podemos afirmar que se não gerenciarmos bem à comunicação nossos projetos tenderão ao fracasso e consequentemente nossos empregos também.

É comum os profissionais não darem importância para os processos de comunicação. A cobrança nas empresas já é enorme, e a todo instante estamos nos comunicando. O que precisamos nos lembrar é que tudo o que pode ser melhorado merece uma atenção especial, pois nossos concorrentes estão otimizando seus processos, o que aumenta a competitividade nos negócios.

Espero ter ajudado a esclarecer mais sobre Gerenciamento de Projetos.

Caso tenham dúvidas é só perguntar.

Aguardo também comentários e sugestões.

Obrigado.

Abraços,

Paulo Mattos, MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV

Email: contato@paulomattosconsultoria.com.br

www.paulomattosconsultoria.com.br

Twitter: http://twitter.com/paulocmattos

Explore posts in the same categories: Gerenciamento de Projetos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: